Nossa escola

Em 1992, um grupo de pessoas, em busca de uma educação diferenciada para seus filhos, encontrou no modelo cooperativista, uma forma de gerir uma escola na qual pudessem escolher uma metodologia de ensino que fosse diferente de tudo o que havia na cidade de Piracicaba. Em 03 de setembro daquele ano, fundou-se a COOPEP - Cooperativa Educacional de Piracicaba.

Após diversos estudos, este grupo de pessoas optou por uma proposta baseada em princípios construtivistas de aprendizagem, no qual, segundo defendia o psicólogo e educador suíço Jean Piaget, principal expoente do pensamento construtivista, o aprendizado é construído pelo estudante a partir de estímulos promovidos pelos educadores e nos momentos de interação e troca entre os estudantes e professores.

Assim, no ano de 1993 a Escola Coopep iniciou o primeiro ano de atividades educacionais, com 123 estudantes distribuídos em 3 salas no período da manhã (4ª, 5ª e 6ª séries) e outras 3 no período da tarde (1ª, 2ª e 3ª séries). Nesta época, a Educação Infantil funcionava em outro prédio, situado à rua Amábile Maria Tartália Françoso, 45, no bairro Dois Córregos, somente vindo a se integrar ao prédio atual em 1994, quando a estrutura física foi ampliada.

Hoje, com a maturidade conquistada em seus quase 30 anos de existência, a Escola Coopep ousa explorar novas metodologias pertinentes ao atual cenário social e educacional, porém, sem deixar de lado sua essência.

A Escola Coopep é diferente em sua administração, pois é mantida por uma Cooperativa de Pais, mães e responsáveis que, como toda cooperativa, elege seus representantes e não tem fins lucrativos, garantindo que 100% dos valores financeiros obtidos sejam investidos na escola.

Abrir WhatsApp
Fale aqui com a secretaria da Coopep...