A Escola pauta sua proposta pedagógica para o ensino fundamental no uso de diferentes práticas que são utilizadas para desenvolver os conteúdos exigidos pelo MEC e que estão na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Essas práticas são escolhidas de forma a desenvolver diferentes habilidades, acolhendo todos os estudantes que, como sabemos, aprendem de maneiras diferentes. Para isso, a Escola Coopep busca utilizar modelos de aprendizagem combinada, fazendo uso de aulas invertidas, cultura maker, aprendizagem por projetos, uso de tecnologias, aulas expositivas, exercícios, entre outras. O papel do professor na Escola Coopep é de orientador da aprendizagem, possibilitando que os estudantes se tornem protagonistas no processo de busca do conhecimento.
Com práticas pedagógicas variadas, também utiliza-se, para avaliar os estudantes, diferentes instrumentos como provas, seminários, relatórios, apresentações de manifestações artísticas e culturais, entre outros.
A Escola Coopep não faz uso de sistemas de ensino e, assim, a equipe pedagógica tem liberdade para explorar todos os conteúdos de acordo com o interesse do grupo e/ou a relevância do tema, sem compromisso com prazos que acabam por limitar as possibilidades de um trabalho mais significativo para os estudantes.
Os livros adotados para a orientação do trabalho pedagógico são da Editora Moderna. No 1º ano, adota-se um livro interdisciplinar de Geografia, História e Ciências, da Coleção Buriti Plus e um livro de Inglês, também da Editora Moderna. A partir do 2º ano adota-se livros de todos os demais componentes curriculares, todos da Coleção Buriti Plus, além do livro de Inglês. A partir do 6º ano, a coleção adotada é Araribá Plus, também da Editora Moderna.
Você sabia que na Escola Coopep os estudantes têm aula de Filosofia do 1º ao 9º ano?
“A Filosofia instiga o estudante a interrogar-se constantemente acerca do mundo, do ser (Ser) Humano e da existência.” – Prof. Taitson Leal dos Santos.
0 comentários